Tutorial básicão pra ensinar pra vocês como fazer uma action. Favor não reparar na qualidade das setinhas... -_-'
1) Primeiro de tudo, abra o seu Photoshop *dã*. O que eu uso é o CS3 Extended, mas você pode fazer com qualquer outra versão.
2) Escolha uma imagem pra ser trabalhada. É recomendável que você escolha uma imagem com cores não muito "vibrantes", ou senão é provável que os efeitos não fiquem muito bons em outras imagens. A que eu vou usar é essa:
3) Se a janelinha das actions não estiver aberta, abra.
4)Na janela das actions, tem um botão chamado "Create new Set", clique nele.
Vai aparecer uma janelinha para você nomear esse Set. Dê o nome que quiser e dê OK.
5)Depois de criar o Set, clique no botão indicado pela seta:
Vai aparecer mais uma janelinha:
Name: O nome da sua action.
Set: O conjunto de actions onde ela vai ser criada.
Function Key: Tecla de atalho que você pode usar para a action.
Color: Seria a cor da sua action, mas como eu não mexo nisso, recomendo deixar em "none".
Depois de dar um nome para a action, definir o Set e a tecla de atalho (se quiser), clique em "record".
6) A partir daí, é só alegria! Faça os efeitos que quiser, solte a imaginação. Eu, particularmente, prefiro mexer mais com Curves, Selective Color e talz, mas isso é assunto pra um outro tutorial...
Tá vendo aquela bolinha vermelha indicada pela seta?
Ela significa que
TUDO o que você fizer está sendo gravado, então tome cuidado!
Bom, depois de mexer um pouco, a minha imagem ficou assim:
7) Depois de ter acabado, não se esqueça de parar de gravar, ou todo o seu trabalho será perdido.
Brincadeira, caso você tenha feito alguma coisa errada, basta arrastar a parte que você não gostou para a "lixeirinha".
8 ) Depois de todo o seu trabalho, você provavelmente vai querer salvar, não?
Selecione o Set onde está a action que você quer salvar e, em seguida, clique no botão indicado pela seta:
(Se eu me lembro bem, no CS2 e em outros, é um botão igual a esse:
)
Clique em "Save Actions":
Como sempre, vai aparecer mais uma janela. Aí você decide o nome e onde quer salvar a sua action.
E voilá! Você conseguiu criar a sua própria action!
P.S.: O botãozinho/setinha ali em cima eu tirei do tutorial da Vodka, pois acho que nem todos aqui usam o mesmo PS que eu e aí ficaria difícil explicar.Espero ter sido útil!
Duvidas?